Novembro Azul: mês de prevenção do câncer de próstata

Novembro chegou e com ele uma causa muito nobre: a prevenção ao câncer de próstata. Também chamado de Novembro Azul, o mês é dedicado à divulgação de informações e conscientização sobre a doença que mais atinge os homens no país. No total, todo ano, cerca de 65 mil brasileiros são diagnosticados com câncer de próstata, sendo que 28,6% perdem a vida para a doença, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

A Reunidas apoia esta causa e por isso preparou um conteúdo especial para explicar algumas dúvidas e a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. Quer saber mais informações? Continue a leitura deste blog e confira!

Como surgiu o Novembro Azul? 

A campanha surgiu há 22 anos, quando um grupo de homens na Austrália decidiram deixar o bigode crescer, como forma de chamar atenção para a saúde masculina. Durante o período, eles realizaram ações e tudo que foi arrecadado foi doado para instituições de caridade. 

No Brasil, o Novembro Azul foi trazido pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganhou mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

O dia 17 de novembro é a data estipulada como dia mundial de combate ao câncer de próstata no Brasil. 

O que é a próstata? 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua função principal, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Quais os sintomas e qual faixa etária o câncer de próstata mais atinge? 

A doença é mais comum em homens acima de 65 anos. Cerca de seis entre dez casos registrados no mundo. No entanto, todos os homens, independente da idade, precisam ficar atentos aos sintomas, aos fatores de riscos como histórico familiar de câncer de próstata (pai, tio, irmão), obesidade e etnia, pois os homens negros sofrem maior incidência da doença. Entre os principais sintomas estão: 

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Importante: se notar algum sintoma, não esquecer de procurar o seu médico de confiança.

A importância do diagnóstico precoce e o exame para detectar a doença 

Quanto mais cedo o câncer de próstata é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento. A partir do diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95% nos casos identificados no estágio inicial. Por isso, homens a partir dos 45 anos, precisam ir ao urologista para realizar o exame de toque retal, afinal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e indicar, caso seja necessário, o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

A Reunidas apoia o Novembro Azul! E vem lembrar a todos os homens de fazer seus exames regularmente, principalmente se você tem casos de câncer de próstata na família. Dê força para quem está passando por essa luta! 

Vamos juntos nessa causa. 

NOTÍCIAS RECENTES