Dia Nacional do Trânsito: por um tráfego seguro para os passageiros, motoristas e pedestres!

No Brasil, o dia 25 de setembro foi instituído como o Dia Nacional do Trânsito. Afinal, nesta data, em 1997, foi promulgado por meio da lei nº 9.503 o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei surgiu com o objetivo de aumentar as fiscalizações das vias brasileiras, mas, em especial, para diminuir o número de acidentes nas estradas brasileiras. 

O Dia Nacional do Trânsito marca a data de conscientização para todos no sentido de zelar  e promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam, sejam eles automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas, motoristas e pedestres. 

A violência no trânsito brasileiro 

O Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trânsito no mundo. Para ter uma ideia, em média, morrem por ano cerca de 40 mil pessoas. Número maior do que pessoas que morrem de câncer no país. 

Quais as principais causas de acidentes de trânsito no Brasil? 

Entre os principais motivos estão o excesso de velocidade, embriaguez e uso do celular ao volante. Além disso, destacam-se: 

  • Desconsiderar as leis de trânsito;
  • Desconhecimento da sinalização; 
  • Ausência de revisão nos veículos; 
  • Más condições de ruas e estradas;
  • Sinalização precária em determinadas vias.

O que devemos lembrar no Dia Nacional do Trânsito?

Não somente nesta data, mas também nos demais dias, é fundamental ter o ensino de ações como essas, que priorizam o respeito, a precaução e responsabilidade no trânsito. Afinal é através dessas atitudes que as estatísticas alarmantes destacadas no início deste texto podem mudar.

A iniciativa da criação do Dia Nacional do Trânsito a partir do novo código vem para substituir leis pouco eficazes que haviam anteriormente. Com isso, foi possível dar mais segurança e proteção a todos que utilizam o trânsito: pedestres e veículos. 

Por esse motivo, este dia é mais um reforço à ideia de segurança e eficiência que precisa existir nas vias públicas e privadas do Brasil. 

Eventos promovidos este ano para celebrar a data

Para 2021, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para promover a data é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. E conforme o Portal do Trânsito muitos são os eventos programados para a Semana Nacional do Trânsito em todo o país. Sendo palestras e oficinas que destacam todas as precauções que precisam ser tomadas para a construção de um trânsito mais seguro. Para conferir a programação completa clique neste link.

A Reunidas promove ações na Semana Nacional do Trânsito

Aqui na Reunidas acreditamos que a conscientização é o item essencial para um trânsito mais seguro. Por isso, há alguns anos realizamos ações que buscam exercitar a responsabilidade social junto à comunidade, contribuindo para a formação de adultos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao trânsito.

Um dos exemplos foi a Reunidas de Caçador que vem promovendo ações nas escolas, como o projeto “Crescendo e Aprendendo com o Trânsito”. Com um ônibus escola levou uma palestra para os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. No entanto, é importante destacar que, em 2020 e agora em 2021, não houve ações devido à pandemia do coronavírus

Por fim, lembramos: ter um trânsito seguro e sem acidentes é sinônimo de respeito e paciência. A Reunidas deseja um feliz Dia Nacional do Trânsito a todos!


Gostou deste conteúdo? Para conferir muitos outros siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

NOTÍCIAS RECENTES