DIA MUNDIAL SEM CARRO – Conheça a origem desta causa que a Reunidas apoia!

Os veículos trouxeram diversas vantagens para o ser humano porém o uso irracional dos carros traz consequências negativas para o ambiente e para a qualidade de vida. O automóvel é o veículo mais utilizado no mundo. São cerca de 51 milhões de automóveis no Brasil. Esse grande número pode ser percebido no dia-a-dia pelos longos congestionamentos, que são cada vez mais maiores.

Dentre os diversos problemas atrelados ao mau uso de automóveis, estão os problemas de saúde e qualidade de vida, como estresse e desgaste físico, problemas respiratórios devido aos gases tóxicos, poluição sonora; assim como os problemas ambientais, com a poluição do ar, principalmente pela emissão de um grande volume de gases de efeito estufa, como o CO2; modificações climáticas, como aquecimento global e mudanças no regime de chuvas e chuva ácida.

Esses problemas podem ser minimizados com a conscientização da população. Pensando nisso, o dia 22 de setembro foi estabelecido como sendo o Dia Mundial Sem Carro. Essa data foi criada na França, em 1997, com o objetivo de criar um momento de reflexão sobre o uso excessivo e a grande dependência que a população tem do automóvel. A ideia é que nesse dia as pessoas utilizem transportes alternativos como bicicleta, ônibus, metrô ou transporte coletivo.

Por isso no dia 22 de setembro a Reunidas apoia o uso de um transporte alternativo e claro, acreditamos nessa atitude sempre! 

NOTÍCIAS RECENTES