Cinco cidades que todo brasileiro deve conhecer

Confira a lista que preparamos para você

Nosso país tem uma extensão territorial imensa, o que permite diversos sotaques, culturas e povos num único território. Com tantas localidades, fica difícil decidir para onde ir no momento de viajar. Vamos listar aqui, cinco cidades encantadoras pelo nosso país. Confira:

São Miguel das Missões – RS
Quem gosta de lugares históricos, precisa conhecer São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Lá é possível visitar o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, um conjunto de ruínas do período das Missões Jesuíticas, quando padres fundaram as chamadas Reduções, onde passavam a habitar os índios evangelizados na região, ao final do século XVII. De tão importante e belo, foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Você não pode perder o Espetáculo de Som e Luz, o mais antigo espetáculo sem interrupção no Brasil, que fará você compreender melhor a saga dos Jesuítas e Índios Guaranis, especialmente o segundo ciclo missioneiro: como surgiram, desenvolveram-se e foram destruídos os 7 Povos das Missões.

Florianópolis – SC
Conhecida carinhosamente como Floripa, a linda capital catarinense tem muitas opções de diversão, mesclando história e modernidade. Além do centro histórico, a Ponte Hercílio Luz e as fortalezas que cercam a região, são parada obrigatória para qualquer turista. Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, colonizada pelos açorianos, nos levam para o passado, com suas residências características. E claro, as praias, afinal ir para Floripa e não conhecer as belíssimas praias que o litoral reserva, não seria nada legal. E olha que são inúmeras: desde Joaquina e Mole, frequentada por surfistas, até Canasvieiras e Ingleses, reduto de famílias. Há ainda a famosa Lagoa da Conceição, lugar de quem procura contato com a natureza e exercícios ao ar livre. Enfim, em Florianópolis há opção para todos os públicos.

Palmas – TO
Palmas, a capital do Tocantins, fica no caminho de quem vai ao Jalapão. E muitas vezes, serve apenas de passagem, mas quem acaba conhecendo se surpreende com as belezas que a cidade reserva. Sendo a mais nova capital do país, foi planejada para muitos habitantes, por isso, possui uma arquitetura arrojada, com avenidas largas, dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística, caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais, no entanto, não chega a 300 mil habitantes. Lá, você vai conhecer a Praça dos Girassóis, a maior praça da América Latina, que inclui um dos projetos de Oscar Niemeyer: o Memorial Coluna Prestes, que ocupa uma área de 570 m², curvas sinuosas característica de Niemeyer. Apesar de distantes do mar, os moradores não ficam sem praia. Como assim? É que Palmas tem suas praias de água doce, no imenso lago formado pela represa da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. Uma das mais belas é a praia da Graciosa, que tem mais infraestrutura e um belo pôr do sol.

Uberlândia – MG
A cidade mineira oferece diversas opções de lazer que proporcionam experiências únicas, especialmente para quem quer ter contato com a natureza para aproveitar em família. Com uma área total de 335 mil m², o Zoológico Municipal, possui um plantel de aproximadamente 200 animais, distribuídos em 50 espécies diferentes entre aves, répteis e mamíferos. A vegetação é predominantemente de cerrado e composta por mais de 300 espécies de árvores. Há ainda, o Aquário, um pavilhão de 1.080 m² de área construída, que comporta 36 aquários de 36 espécies diferentes de peixes, com valor econômico e ornamental. Aberto a visitações, dispõe do Museu de Biodiversidade do Cerrado, parque infantil, pista para caminhada e a trilha Interpretativa do Óleo, visando o conhecimento do parque e a educação ambiental. O Parque Municipal Victório Siquieroli, por se tratar de uma área remanescente de cerrado, apresenta grande importância como unidade de conservação, pois, além de garantir a preservação da comunidade vegetal local, em especial a área de Mata de Galeria, favorecendo sua recuperação e consequentemente manutenção da qualidade da água dos Córregos do Liso e do Carvão, preservando “sítios” de abrigo e alimentação para a fauna local, também constitui uma excelente fonte para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades relacionadas com educação ambiental.

Goiânia – Go
Capital do estado de Goiás, Goiânia tem lindos parques e boas opções de restaurantes, é uma cidade planejada, erguida nos anos 1930 – o que explica o grande número de edifícios art déco no centro. Goiânia possui vários parques, com uma animada atmosfera social, com jovens e grupos familiares caminhando em seus arredores. Há, hoje, 94 km2 de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país, sendo a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012) e maior parque de diversões público da América Latina. E para você que vai conhecer essa cidade encantadora, entre um passeio e outro, não deixe de conhecer as diversas opções de bares, sorveterias, cafés e restaurantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *